terça-feira, 31 de março de 2009

PARTICIPAÇÃO NA BICICLETADA


27/03/2009 entre as 18h e as 19h, Marquês de Pombal, Lisboa, Portugal.

Esta foto encontra-se no blog dos mais conhecidos "pedalantes" de Portugal...eles mesmo Jorge e Carlos. Espero que não levem a mal rapazes.

Esta é, também, a única foto em que apareço, na minha participação na bicicletada de Lisboa, daí tê-la replicado.

Sim! Do meu lado esquerdo está o Jorge do superblog do ano 2008: ateondevaiscom1000euros. Quanto a este fenómeno de aparecer ao lado de ilustres tenho duas opiniões: ou foi mera coincidência; ou então estou mesmo a fazer-me passar por "emplastro", "colas", "intruso" e estou ali só para aparecer!


Fiquem atentos darei mais novidades...

Aos dois (Carlos e Jorge) um grande Abraço, abraço ao pessoal da bicicletada e que venham muitas mais...eu por um período e com muita pena minha não poderei participar.

obs: a imagem não tem a Tag do "Pedalar Para Além" porque não foi tirada por mim, mas retirada do blog: ateondevaiscom1000euros.

obs1: aos demias presentes na foto fica o meu cumprimento como consequência de não vos referir e, pior, por não me lebrar dos respectivos nomes...

sábado, 28 de março de 2009

AVENTURAS

Muitos são aqueles que se lançam em aventuras corajosas, certamente mais, muito mais, corajosas que a minha - uma pequena volta ao nosso país, para já!

A minha pergunta é: - Porquê? (Respondo por mim!)

Há qualquer coisa aqui, não sei bem onde, dentro de mim que me faz partir. O objectivo é não olhar para trás e seguir em frente, juntam-se a vontade e o desejo de mudar o rumo dos acontecimentos na linha que guia a nossa vida. Que vida!

Não sei se a todos os outros o sentimento se equipara ao meu, mas eu posso garantir-vos que quando surge a ideia de partir nunca penso, nem quero pensar, que vou chegar ao fim. Nunca defino uma meta apenas digo, de mim para mim, que gostaria que fosse "assim"! Não me comprometo!

Depois de partir, de entre dias muito bons e muito agrestes de viagem, insurgem-se diversas questões, para mim , muitas vezes, indecifráveis, e como que de um "calo na mão" se tratasse, os dias vão-se, cada vez mais, adaptando ao que queremos fazer, cada vez mais o nosso organismo adapta-se ao percurso que escolhemos e ao meio com que optámos deslocar-nos, seja a pé, de bicicleta, de barco, de moto, de carro, de avião, sei lá...pelo deserto, pela territórios gélidos, pelas planícies, sei lá...pela Sibéria, pelo Sahara, pelo Alaska, pela Rota-da-Seda, sei lá...por Portugal - um cem número de maneiras!

Sei que há momentos muito difíceis, mas também há momentos...(sem explicação!)

Querem vir?

TEASER III - PEDALAR PARA ALÉM

sexta-feira, 27 de março de 2009

BICICLETADA HOJE...

Referir que a participação na Bicicletada pela cidade de Lisboa deveria ser feita por todos os lisboetas, acreditem que é uma experiência excelente...participem.

Com isto, só hoje, percorri de bicicleta na cidade, 29,32km, atingindo a bonita marca de 126,32km em cidade.

Andar de bicicleta é de facto uma experiência inigualável...permite-nos conhecer-mo-nos...falarmos, partilharmos ideias, pensamentos, sei lá...

Outra coisa excelente, estou munido de 4 alforges
e de uma bolsa frontal Ortl..be, todas elas instaladas e adquiridas na BIKEIBERIA.

quinta-feira, 26 de março de 2009

PARECE-ME QUE SOMOS TODOS...

Um desabafo...tinha de o fazer...

Confirmei, mais uma vez que, para meu espanto, quando tudo parece estar-me a correr bem, afinal tudo não passa de um mau presságio e afinal está-me tudo a correr mal (nada tem a ver com o périplo que decidi fazer, mas tem, como tudo na vida, obviamente, implicações!).

Agora sou eu a falar de mim, como se a um espelho me olhasse. Imaginem um daqueles tipos que acumulam todos os defeitos do ser português, homem e jovem adulto/adulto jovem - o mesmo é dizer ser, ainda, uma criança, apesar dos 27 anos!

O pior é que, embora critique veementemente estes tipos - os que acumulam este tipo de defeitos - esqueço-me que eu sou, sem querer, um deles - por isso percebo-os como ninguém! (paradoxo!)

Pois é o que sou, um erro atrás do outro, uma falha atrás da outra e pensando sempre que, porque não me considero, sinceramente, má pessoa, estou a agir por bem...será que sou eu que ajo por mal?

Ontem e hoje têm sido dias difíceis. Parece-me que somos todos Seres Humanos! Todos temos sentimentos! Todos procuramos ser felizes e não incomodar! Ou estou errado? Se estiver digam-me. Eu, pelo menos sou assim.

Amanhã será outro dia...

Esqueçam lá isso, como eu tenho de esquecer, e vamos ao que interessa, ou não fosse este um blog de um tipo que, apesar de acumular todos estes defeitos, vai viajar por Portugal e, supostamente pelo mundo, de Bici.

Mudando completamente de assunto, amanhã, 18h, no Marquês de Pombal, tragam um amigo vosso e juntem-se comigo e com todos aqueles que participarão amanhã na maior bicicletada do ano em Lisboa e não sei se em mais locais pelo país fora (Aveiro, Porto, etc.).

Confesso que será a minha primeira e última (pelo menos durante uns meses!)...mas vou lá estar.


Quanto a marcas, ultrapassarei amanhã os 100km percorridos em cidade!

Juntem-se a nós!

quarta-feira, 25 de março de 2009

AINDA DEMASIADO PRESO

Hoje acordei e pensei - levanta-te Tiago é hora de lavares os dentes, tomares o banho, vestires o fato de tons cinzentos ou azuis, colocar aquela gravata, o sapatinho e de seguires para mais um dia de trabalho.

Só então realizei que a chave daquele Smart, que me fazia as delícias e que não está mais estacionado lá em baixo, não estão mais na minha cabeceira, assim como o telemóvel que me permitia fazer chamadas sem pagar, os cartões disto e daquilo não fazem mais parte dos meus adereços a colocar no bolso para sair de casa...será isto bom?

É incrível como já distante, solto e livre ainda continuarei demasiado preso a um espaço que, nunca tendo sido meu e onde havia dias em que adorava e outros em que odiava estar, por tudo, mas especialmente pela responsabilidade de, com ele, poder ter o que posso/podia fazer amanhã - claramente, diga-se o que se disser, prevalece sobre o género humano uma especial atenção sobre o conceito de responsabilidade material que, no fundo, está em tudo aquilo que somos e fazemos, mas que está muito mais naquilo que permite que o mundo se mova - o "dinheiro" - e que nos move!

Abri um pouco mais os olhos e dei conta, de hoje em diante estás mais pobre, pelo menos materialmente, agora resta-te um percurso sinuoso e com perspectivas de tudo o que aí vem ter de ser feito e pensado sobre o factor low-cost, sempre em mente. Porque ao contrário do que te acontecia até ontem tudo o que fizeres hoje terá um forte impacto no teu amanhã...

Mas certo de que cada experiência que adquirirei doravante será vivida de forma única e trará à minha vida experiências que, espero, serem únicas e inexplicáveis.

Desculpem o tom deste post. Nota-se que estou demasiado preso ao que foi, preciso de pensar no que será...

domingo, 22 de março de 2009

FIM-DE-SEMANA

Querem fim-de-semana mais produtivo?!

Sábado, 10h da manhã, eu e o João, na Baixa Lisboeta a fazer (figuras tristes!) três filmes, para nós aquilo foi só um, de entre as peripécias que estão associadas ao making-off (making-off: - termo técnico demais para quem faz uns "filmecos" amadores associados a um projecto de bicicleta e com uma edição caseira...deixando os devaneios, seguindo na realidade!).

Ainda houve tempo para uma sessão fotográfica para o, agora, principal sponsor do projecto - MULTIPESSOAL.

A tarde, a tarde, como não podia deixar de ser, senão perdia toda a piada, fui surfar!

Domingo, foi tempo de dormir até mais tarde, naquilo que considero uma espécie de retiro espiritual, depois foi tempo de surfar...

Mais tarde, fui ler um pouco junto ao rio Tejo e para meu espanto sou interpelado pelo meu amigo João...conversa puxa conversa até tarde, obviamente...amanhã ainda é dia de trabalho!

Obs: curiosidades e mais coincidências: antes de começar a jornada cinematográfica (mais uma palavra que só serve para conferir seriedade a este blog, pois aquilo que faço são umas curtas, curtíssimas, e com cheiro a amadorismo extremo!), encontrei um alemão que, com 12 dias de férias para gozar, ia percorrer o sul de Portugal e o de Espanha, até onde conseguisse, de bicicleta. E eu...eu fiz um "quit-off" (único termo que me surgiu!) do meu emprego para dar uma volta a Portugal e depois continuar pelo mundo...é caso para dizer: - há malucos e malucos! E se tirasse uns "diazinhos" de férias, não seria mais inteligente?

Obs1: a todos aqueles que me têm acompanhado - estou decidido! - vou comprar uns alforges frontais e uns traseiros da Ort...ebe e um rack frontal, mais vale fazer o investimento já do que adiar...lá se vai a economia e orçamento. É o que temos...nem vos digo o valor do investimento!

obs2: João muitíssimo obrigado por perderes uma manhã da tua vida a ajudar-me na parte "logística" do "Pedalar Para Além". Só quero ver-me a fazer vídeos sozinho no meio de nenhures.

TEASER II - PEDALAR PARA ALÉM



Conforme prometido, aqui fica mais um Teaser promocional do meu blog e respectiva aventura.

Espero que gostem!

terça-feira, 17 de março de 2009

COISAS QUE MAIS...

Tenho aproveitado todos os tempos-livres para fazer as coisas que mais gosto...

Por definição, este último mês, o mês antes da partida, será aquele em que, todos os fins-de-semana, enquanto trabalho, farei algo que me dê prazer, coisas de que me vou privar durante, pelo menos, dois meses e meio, por Portugal.

No ) fui velejar e surfar;

No ) fui fazer exames, algo menos bom, mas uma boa causa os exigiu, e surfar;

No) se tudo correr bem há que dinamizar os Teasers e o vídeo da preparação da bicicleta, surfar; (conto com o João - Grande Abraço!)

Já sem trabalhar, desde Terça-Feira, terei de tratar de uma série de coisas que, sem falta, tenho de deixar prontas para não partir a pensar em burocracias, colocar os últimos equipamentos na Bici e outras coisas do género de que não me posso esquecer de tratar...são só duas semanas antes da partida! Por isso:

No ) é tempo de começar a preparar as "malas", fazer algumas compras de última hora e surfar;

No ) quer seja acompanhado por dois curiosos que lêem blogs (e que já muito me orgulham), por mil, ou muitos mais do que mil, partirei;

No meio destas actividades e durante a semana, ando frenético a jogar à bola, com a mesma rapaziada de há uns meses, até preparámos um pequeno torneio, a ser decidido em cinco mãos, quem ganhar paga o jantar aos adversários vencedores. (Para já estamos a ganhar - Team Orange!)

Ando, como seria de esperar, a pedalar pela cidade de Lisboa - Por enquanto.
Esperam-me outras! Não o faço contrariado, pelo contrário estou a adorar! - participarei na próxima "bicicletada" dos "Massa Crítica" de Lisboa.

E a minha principal distracção - o projecto! Estou motivado...espero que seja suficientemente dinâmico. Alguém tem dicas por onde ficar? Parar? De Lisboa vou pedalar para o interior! Mas mais novidades serão dadas nas proximidades da partida, sobre a - digamos assim - 1ª Etapa...(não gosto muito da expressão, acho-a infeliz! Que fazer! Foi a que surgiu!).

Deixando Lisboa...e com sede de conhecer "mais Portugal"...

obs: Agradeço à MULTIPESSOAL todo o apoio que me tem dado! Têm sido impecáveis!

domingo, 15 de março de 2009

DESAFIOS...

Depois de mais um dia preenchido, consegui reservar algum do tempo para pedalar. Exames desde as 8h, surf a partir das 14h e um descanso para converter o cansaço em forças!

Eis que, já tarde, peguei na Bici e pedalando alcancei a marca dos 81,11km percorridos, todos eles, por enquanto, em ambiente citadino e sem a preocupação de estabelecer metas, à semelhança do que acontecerá no decorrer da aventura...

Assim sendo, hoje, tenho boas para vocês, depois de uma paragem significativa sem disponibilizar fotos, eis que surgem duas fotos nocturnas da Bici/Princesa/Capitolina.




...e enquanto pedalava ia pensando, divagando sobre quais os principais desafios com que me vou deparar no decorrer do projecto e conclui - são as subidas, o vento, a chuva, o calor - quase todos aqueles com que a natureza nos bafeja (na realidade e sinceramente, durante o percurso só me surgiram dois - as subidas e o vento, agora ,enquanto escrevia foram surgindo outros.)...têm mais desafios com que me vá deparar? Mas há algo que não posso deixar de referir - eu quero, preciso, de passar por eles!

Esperemos que corra bem!

terça-feira, 10 de março de 2009

DE CASA AO CAMPO PEQUENO

Admito que são poucos quilómetros de um ponto ao outro, cerca de 10 km (ida e volta)...mas fazem-se que nem uma "luva" de bicicleta.

10 minutos de viagem, feitos sem dificuldade, simplesmente pedalando...

Hoje, dia de jogo da bola com colegas de longa data...vale a pena utilizar a bicicleta em cidade, não se "stressa" e faz-se bem ao físico.

70 km percorridos em utilização citadina na minha SPECIALIZED GLOBE...

E mais novidades, porque as há...ficam para outros conjuntos de letras que, conjugados, dão palavras e que, separadas por espaços e organizadas, resultam em distintas frases.

Esperem para ler!

domingo, 8 de março de 2009

DOMINGO-FEIRA

Mais um dia preenchido!

Surfada depois de acordar e "pequeno-almoçar" (pequeno-almoçar na verdadeira acepção da palavra, porque é mesmo um almoço pequeno de que se trata!). Para mim um pequeno detalhe da minha vida e que eu considero um luxo - poder surfar! Utiliza-se muito um ditado/expressão em Portugal "até para se ser cão é preciso ter sorte" (sei que o exemplo é triste!), usamos quando existem pessoas que tudo fazem para subir na pirâmide social, que tudo fazem para fazer crescer as suas contas bancárias, que tudo fazem para serem o que realmente não são e que, devo desde já dizer, não crítico, apenas peço que compreendam também a minha versão deste ditado/expressão, eu dou Graças por ter tido a sorte de nascer num país, numa cidade, a uns km's desse bem da Natureza - o mar que conjugado com o Clima...palavras para quê! Para quê ser rico?

Já me estava a afastar do conteúdo do post!

"Voltando à terra"...a tarde foi a pedalar entre a ponte sobre o Tejo e a antiga doca-pesca de Lisboa. Curiosamente enquanto "pedalava pedalando" vi as duas senhoras que ontem se encontravam, mais ou menos pela mesma hora, na BICLAS ao final da tarde. É caso para dizer que, se o "mundo é pequeno", Lisboa ainda mais o é!

Desde que tenho a Bici já percorri 58 km em circuito citadino. E continuo nas minhas sete quintas!

obs: Os vídeos, as fotos e tudo mais onde estão? (Perguntam vocês e com razão!)
Confesso que estou calão! Mas, para fazer os vídeos preciso que o meu amigo João me ajude a filmá-los, algo que não acontecerá em viagem, ou seja, terei de ser eu a fazê-los sozinho, mas aí terei, com certeza, mais tempo e dedicação, por agora quero algo mais profissional...daí que, tendo no Sábado estado a velejar e no Sábado que vem a fazer os exames para ver se me torno Diplomata - que duvido, visto não ter estudado nem um pouco - não será ainda na semana que vem que vão sair, mas serão sem falta até à primeira semana de Abril. Aguardem! Vá lá!

sábado, 7 de março de 2009

I'M JAPONESE...

Já à algum tempo que não me sentava em frente a este plasma, com tons, cores e alguma vida vigente, mas virtual, a escrever! Tinha saudades...aqui fica um testamento (para matarem as saudades, ou não!). E se este dia foi interessante!!!

Ai foi!

De manhã, cedinho, fui matar saudades de um desporto que - confesso! - já não praticava à imenso tempo - VELA! Há tanto tempo que a minha falta de confiança fazia-se sentir...grande abraço ao João pela iniciativa - bela manhã, de Sábado, esta!

Como se não bastasse para o dia correr optimamente. Ele-há-coisas que moldam os nossos destinos, que nos incentivam nas decisões que tomamos, que mostram que mesmo não sendo este o caminho certo, poderá, até, vir a ser...e tantas outras coisas fruto dos encontros e desencontros que a vida nos proporciona! E porquê tanta divagação?

A parte da tarde foi ainda mais excelente que a manhã...
Ai foi!
Porquê?


Ia eu no meu percurso de bicicleta, entre casa e a BICLAS da Baixa Lisboeta, devido a uns compromissos que tinha para tratar relativos ao projecto...e...eis que surge uma surpresa!

Ao passar no Marquês de Pombal - relembro que vou - se passar do Montijo - numa aventura de bicicleta...vi dois senhores com elevado esforço e com uma bicicleta minada de peso, peso este que ao longe, para quem é míope, como eu, parecia tralha! Ambos a fazerem um brutal esforço para subir do Marquês até ao Amoreiras...de bicicletas em punho!

Ao aproximar-me comecei a perceber que se tratava de um aventureiro e a sua mulher/companheira (não sei!). Obviamente que à medida que me fui aproximando fui-me apercebendo e tendo mais noção da forma e contorno das coisas. A curiosidade e interesse impeliram-me para ir a correr meter conversa! Fui...

Mal perguntei - Hey there... - percebi que se tratava de um homem, na casa dos seus 40 anos, talvez no final dos 30 e a sua esposa/companheira (não sei!) que, não se tendo apercebido da minha interpelação ao marido/companheiro (não sei!), seguiu caminho! Ele de traços asiáticos...

I'm Japonese a resposta dele...

Andam a dar uma volta pelo mundo, cada um em sua bicicleta, cheia até não poder mais...por estarmos numa situação encalacrada e eles completamente distantes um do outro, bem como cansados, decidimos, não esclarecer mais pormenores e seguir ambos os nossos caminhos!

Que coincidência! Possas!

Como se não bastasse, na BICLAS, encontrei duas senhoras, ultra-super-simpáticas, também elas muito aventureiras e que...adorei!

Será coincidência...não sei, não sei se existem!

segunda-feira, 2 de março de 2009

NOVIDADE DAS NOVIDADES

Sábado fui buscar a minha princesa - é verdade - a minha SPECIALIZED...

E, desde então - sei que ridículos - mas percorri já 18 km e 400m, para vocês pode não querer dizer nada, mas para mim trata-se de duas vitórias. (...admito que o número de km é um número insignificante, ainda!)

A só por ter a Bici em minha posse;

A , só, por já poder fazer utilização da mesma em ambiente citadino - digo-vos - pensava que fosse bem mais difícil.

Entretanto iniciarei a produção dos Teasers e concluirei o vídeo que me falta.

Vejamos a partir de agora! "Para já! Estou nas minhas sete quintas"..
.