segunda-feira, 27 de julho de 2009

UM SONHO OU UMA ILUSÃO? EIS A QUESTÃO?!

Hoje, sentei-me em frente ao pouco que ainda me liga a este universo, a vocês, a pessoas que me lêem (obrigado), este pequeno ecrã – assumo – sinto-me só. Não, não bebi, não me droguei, não mandei uns "fuminhos" para a “tola”, não caí e bati com a cabeça, não estou a ter alucinações, não me juntei a nenhuma ceita, estou, aliás, bem consciente, bem sóbrio sobre aquilo que vos escrevo e não sei como escrever, por isso, deveria estar num qualquer dos estados de embriagues que referi acima, mas não estou.

Dar um título destes a um texto publicado num blog de “viagens” é como começar por perguntar de onde vim e para onde vou? Enfim, é uma questão sem resposta e desadequada para o efeito que se pretende, mas perceberão – acho!

É assim que vos confesso, mais uma vez, quase no fecho destas palavras mil que construíram e abrilhantaram, ou não, este blog...

…que tenho um sonho e não sei se não será, apenas, uma ilusão! Esta é a questão…

Ora vejamos, há neste mundo poucos sonhadores que lutam de forma convincente e coerente por eles. Muitos desistem dos mesmos quando pensam que já os atingiram, mas com certeza, estarão ainda longe desse feito, do que quando ainda os sonhavam, explico…

Quantos de nós queria ser piloto de aviões, astronauta, bombeiro, polícia e hoje são banqueiros, académicos, consultores imobiliários ou gerentes de loja. Diria, sem querer ofender os sonhadores que o são por inteiro, que quase todos.

Ora o meu sonho é pretensioso demais, leva-me a identificá-lo com uma expressão, uma pequena palavra que não gosto de usar para o definir, é um sonho que mesmo que o consiga realizar é quase inatingível.

Eu sonho poder ser “viajante”, partir ou sair de casa, deixar tudo para trás e seguir, de mochila às costas, bagagem de mão ou sem nada, à boleia de um TIR, de um cargueiro, de um comboio, de um qualquer carro que passa e quem o conduz lê no cartaz, que seguro firme com as minhas mãos, “Boleia para França – Vindimas”, conhecer pessoas de todos os ângulos sociais, poder ajudar pessoas que precisam da minha ajuda e ser ajudado quando estiver em apuros, conhecer toda a Europa e as suas diferentes culturas, a Ásia, a Oceânia, as Américas e África, os cheiros, a cor do céu, a força do sol, a beleza das suas gentes e das estrelas ao cair da noite, partir com apoios ou sem eles, mas para tudo isto é preciso ser-se um sonhador a sério, um daqueles como já há poucos.

Mas sonho fazendo-o com responsabilidade, não me querendo preocupar se a minha carreira está posta em causa aqui em Portugal, que a minha idade avança, que tudo o que fiz até agora foi inútil e que só veio provar que não somos livres, mas dizer ou escrever isto já é quebrar o sonho, porque o sonho é o todo, acontece porque sim, É-se porque se tem de Ser, sonha-se porque se É o que se quer Ser.

Identifico, para que compreendam ainda melhor o que quero dizer, alguns quase “viajantes” e grandes sonhadores, Fernão de Magalhães, Paul Theroux, Gonçalo Cadilhe, entre outros.

Pergunto-me se o meu sonho não será somente uma ilusão? Querem a minha resposta?

obs: preparo a passo lento o vídeo, aquele que, de forma simples, vos fará uma retrospectiva muito resumida do que foram 3 meses e 10 dias a viajar por Portugal – o meu/nosso país – ainda se trata de um esboço mental e alguns slides já trabalhados, por isso, vejam o atraso.

obs1: tenho já o último e pequeno texto escrito…não sei quando o publicarei.

4 comentários:

Alvaro Isidoro disse...

Olá Tiago,

Começo por te dizer que continuo a seguir este teu blog com a máxima atenção e que me parece que vais conseguir atingir esse teu sonho de seres viajante ou pelo menos estás numa fase de mentalização que durante um certo período de tempo o farás.
E se te posso dar um conselho, vai em frente, isto porque as oportunidades que podes perder cá em Portugal em termos de emprego e de uma vida dita estável também ninguém te pode garantir que não as encontres na tua aventura.
Uma coisa é certa, daqui a uns anos se forem esses os teus planos, estarás casado com filhos e ai sim aumentam as responsabilidades e tudo se torna mais difícil para conseguires concretizar o teu sonho.
Surgem outras prioridades na tua vida que igualmente te irão dar outros sonhos. Por isso te digo nesta altura tens todas as condições para poderes realizar esse teu sonho se não for agora, dificilmente o irás realizar com o passar do tempo.
Junta alguns apoios e arranca (eu sei que é difícil de conseguir apoios, mas não é impossível e outros apoios até te podem surgir durante a tua viagem). Os 2numundo estão agora a escrever as suas crónicas na visão viagens, o que acredito que lhes abram portas para reunirem apoios para finalizar esta viagem e para a próxima que vai ser a volta a Ásia em bicicleta.
Ou como o Marco C. Pereira e a minha colega fotografa Sara Wong que publicam as suas viagens no http://aeiou.expresso.pt/planetaB do expresso. O segredo é conseguires publicar as tuas viagens e depois de o conseguires vais ver que é mais fácil de conseguires apoios. Deixo-te aqui também o link para uma reportagem que o meu amigo e colega Joost De Raeymaeker fez por sua iniciativa (recolhendo apoios e garantindo a publicação no expresso online). http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?sid=ex.sections/25075&p=arquivo


Um abraço,
Álvaro

Aubigné disse...

Boas Álvaro,

Antes de mais, um obrigado pelo acompanhamento que vens fazendo ao meu blog, diria ao meu percurso. Venho reparando que tens sido um dos persistentes, bem como outros a quem não quero deixar de agradecer - obrigado a todos.

Por onde devo começar, nem sei bem...

Por isso, talvez não escreva nada com demasiada profundidade sobre o teu comentário e sobre o apoio que me dás...apenas dizer-te que adoro viajar e obrigado por me leres.

Aquando da ideia de avançar com este projecto, defini um objectivo - dar a volta a Portugal de bicicleta em 2009.

Concretizou-se, foi excelente.

E agora...é assim que estou...

Obrigado pelas dicas sobre as publicações, mas acho que talvez seja pretensiosismo meu, ao não escrever assim tão bem, pedir por merecer a publicação das minhas crónicas, do meu dia-a-dia numa importante publicação diária/semanal/mensal.

Sem mais para dizer, posso adiantar que ando a preparar o novo blog, mais genérico, com uma nova imagem e que deverá estar pronto lá para finais de Agosto, inícios de Setembro.

Grande Abraço,
TMA

Luciano Dias disse...

Rapaz, não sei sobre sonhos, mas sobre escritas, as suas são belas. Siga viajando pelas letras e pelas estradas

Aubigné disse...

Grande Luciano, amigo do Brasil,

Numa daquelas coisas da vida, o local onde nos encontrámos foi Amesterdão, num mundo, cada vez mais, de desencontros.

Duas pessoas de dois países que falam a mesma língua, distanciados por um mar imenso (oceano atlântico)...

Grande Abraço