quinta-feira, 23 de julho de 2009

COOL TOO

(Durante 54 dias tive uma namorada insaciável e permanentemente desejosa de me ter só para ela, escusado será dizer que andava em cima dela uma média de 5h por dia. Ao relatar-vos este facto sinto-me com uma pontinha de vergonha - admito. Tratava-se da minha Capitolina Ambrioleta [a Bici]). Mas...não foi só ela que foi incondicional e fiel no meu percurso.

Quando viajo, seja em Portugal, seja fora dele, a profusão de culturas, a miscigenação de gostos e as levantes de ansiedade que nos põem alerta para ver o que há ali, naquele pedacinho de terra, naquele local, são sempre valorizados em termos exponenciais. No entanto em meu entender nenhuma viagem se completa ou é perfeita sem que se dê tempo e atenção, no meio desta agitação positiva e desejada, a um companheiro fiel - o Livro.

As viagens tomam assim, em meu entender, toda uma nova dimensão, uma proporção mais cultural e intelectual.

Para além dos muitos festivais, feiras e romarias que as diferentes localidades, por onde fui passando, realizavam e há minha passagem estavam a decorrer houve, como há sempre, a presença destes companheiros de histórias escritas com palavras que resultam em frases e que nos levam a tornar-mo-nos os realizadores, no mais íntimo dos nossos desejos, daquilo que foi escrito por outros.


São uma companhia, são a maior companhia, quando não há mais do que uma janela para olhar borda fora, quando não há mais que horas de caminho pela frente, quando há noites passadas de cólicas na barriga, ou quando exulta a nossa amiga insónia...

Assim sendo, houve livros que me influenciaram e outros que me acompanharam nesta minha pequena epopeia, foram eles:



Pedalar Devagar, "Quatro Anos de Bicicleta pela Ásia", de João Gonçalo Fonseca, Valérie Fonseca
Até onde vais com 1000 euros?, de Jorge Vassalo e Carlos Carneiro
Nos passos de Magalhães, "Em busca da maior Epopeia Realizada por um Português", de Gonçalo Cadilhe
A lua pode esperar, "Viagens pelos quatro cantos da terra", de Gonçalo Cadilhe
África Acima, "Uma viagem épica por um continente impressionante", de Gonçalo Cadilhe

Sem comentários: