domingo, 12 de julho de 2009

DE COMBOIO POR AÍ...


Vila Real - Julho 2009

O rio que nos separa do lado de lá - Rio Guadiana
Vila Real de Santo António - Julho 2009

Grandes rivais de descobertas, histórias de marinheiros, de barcas e caravelas que chegavam ou não, trazendo novidades e especiarias, ou não, de tão rivais que foram, ou são, tiveram a veleidade de dividir o mundo em dois. Eis o paralelo com que reflecte a minha mais recente passagem…

No ponto mais extremo do sudeste português e, do lado de lá, no ponto mais extremo do sudoeste espanhol encontram-se as palavras que designam outra cidade portuguesa - Vila Real de Santo António, uma vez mais.

Uma tarde quente de verão esperava-me…

Chegado ao local de recolhimento ouço falar inglês, pergunto-me serão ingleses ou inglesas, ou não? Tentarei, se o vento me deixar, descobrir qual a nacionalidade e história daqueles que me rodeiam. Manuela, Vera, Cedric, Ticha, Iona, Heliana, Vicente são alguns deles, entre portugueses, brasileiros que vivem na Alemanha ou que trabalham em Portugal, Suecas e Eslovenas, malta porreira que o meu eremitismo errante me leva a conhecer.

Por vezes canso-me de me sentir só, mas depois, insurgem-se assim, algumas das noites, de lua cheia, mais loucas e extenuantes da minha vida e dos últimos anos.

O comboio continua a transportar-me! O eremitismo continua a existir, com pena do autor e a falta de horas de sono, essas, não incomodam...

Sem comentários: