segunda-feira, 20 de abril de 2009

TRANCOSO

Da guarda a Celorico da Beira é sempre a descer, todos o dizem na Guarda...

- E não é que confirmo! 14,32km sempre a descer, os 14,32km mais rápidos de sempre e provavelmente da minha vida "montado" numa bicicleta, média de velocidade de 26,6km/h (e parei muitas vezes para tirar fotos e fazer filmagens), apenas 32m e 19s e uma velocidade máxima atingida de 42,2km/h (e a medo devido a não saber o que me apareceria pela frente!

A vista magnífica...

Depois a estrada até Celorico é tendencialmente plano, de Celorico até, quase, à chegada a Freches também o é...mas ninguém me contou que dali para a frente viria a maior, mais desafiante, pior dia da minha vida a seguir ao primeiro - o da partida - subida mais dura até hoje, cerca de 9km a subir - mas a subir, em todos os sentidos da palavra subir - até Trancoso.

Tanto que vos escrevo estas linhas exausto...e cansado! Foi um dia e peras! O calor também apertou!

Trancoso terrinha "catita", rodeada por Muralhas dionisianas do Castelo, o centro da cidade é no seu interior, terra de pessoas humildes, simpáticas (embora a recepção a estranhos não seja a mais adequada, ou seja, pela primeira vez, não fui recebido de braços abertos), também ela envelhecida, designada de cidade, mas que pouco parece ter de tal designação. Contudo, a simpatia de umas pessoas compensa a falta de simpatia de outras, refiro-me à senhora que hoje me serviu o jantar - que senhora querida e por um preço irrisório!

Hoje, por não jantar em condições desde há muito tempo, decidi ir a um restaurante, sim porque luxo é outra coisa, e comi um belo bife com arroz, ovo e salada...tudo por um preço...! O restaurante a fechar e a senhora ainda me fez um jantar e, ainda por cima, por um preço magnífico.

obs: preocupam-me os quilómetros seguintes quando não deveriam, lá está não sou aventureiro!

obs1: A Guarda é a cidade dos 5 F's porque? É uma cidade Farta, Forte, Fria, Fiel e Formosa - pude confirmar 4 deles. Tive de me empenhar. Quanto à ida a Pinhel, já o disseram tarde, mas, ainda assim, proponho que sejam vocês a vir ter comigo agora...

2 comentários:

VagaMundos disse...

Boa noite Tiago,

Só te faltou confirmar um F "in loco", mas já os conheces todos.

Quanto a fazer-te companhia até Pinhel vai ser complicado. Conhecemos bem a zona mas somos de Lisboa. Ainda assim até te acompanhavamos de bom grado mas estamos a preparar as pernas para a proxima semana fazermos Lisboa-Fatima a pé.

Abraço e boas pedaladas

PS: e nunca te esqueças que, como diz o povo, "um bom viajante segue sempre o seu caminho... nem que seja a pé"

Troca Letras disse...

Continua a fazer uma boa viagem
isso das grandes subidas virei ao fim do dia, é que é complicado, depois de ter já uns bons km nas pernas.