domingo, 19 de abril de 2009

FUNDÃO


Vista de uma parte da Serra da Gardunha
...vista proporcionada pela torre de instrução
dos Bombeiros Voluntários do Fundão


Serra da Gardunha...eu entrei no Fundão ali
pela vossa esquerda é difícil explicar
são 6km a descer...depois de 5 a subir


Serra da Estrela coberta de nuvens...chuva ou neve?

Serra da Gardunha a 3km de Alpedrinha
do lado de Castelo Branco - ainda!


O pançudo - a caminho de Alpedrinha a 3km

O caminho é longo e sinuoso até Alpedrinha.
E depois...uiiiii...um "pouco" pior
...

Era neve o que havia na Serra da Estrela
vista do Fundão


Mais uma à a 3km Alpedrinha
...para não parecerem poucas...


Eu-ET-pançudo- a 3km de Alpedrinha
mais a Bici...



Estas fotos convergem com as que vos referia no post anterior, estão aqui fotos recolhidas no dia em que saí de Castelo Branco, como aquelas em que estou a 3km de Alpedrinha e as da Serra da Gardunha do lado de Alpedrinha. Junto aqui outras fotos tiradas no dia seguinte - já do Fundão.

Como vos dizia ontem, conheci 4 senhores que trabalhavam junto à estrada que sobe em direcção a Alpedrinha, um deles aquele que me interpelou ontem a caminho da Covilhã.

(Porque refiro o seu estilo agricultor-culto-licenciado-cospe-para-o-chão-fala-bem-mas-porreiro, porque sinceramente ao ouvi-lo pareceu confundir-se muito do que é real com um conjunto de coisas fictícias, não conseguindo eu, pelo tempo em que contactei com o tal senhor, o que seria verdade e o que teria apenas um fundo de ilusão. Mas não deixou de ser um porreiro por isso! Pelo contrário tinha uma personalidade excelente!)

Mais acima, já em Alpedrinha, parei para comer num cafezinho muito catita, numa terra de "granito" chamada - Alpedrinha (tenho pena de não lhe ter conseguido tirar fotos). Alpedrinha, como já disse, tem alguma juventude devido a um externato que por lá há!

Depois de Alpedrinha esperou-me uma subida de 5km até ao "topo da Serra" (depois de feita a "curva do ciclista" - curva que assim designam os locais por contornar parte da serra, por ser feita por ciclistas profissioniaspor ser plana e por, depois de feita, ser sempre a descer). Fundão!

Pernoitei nos Bombeiros Voluntários do Fundão! Mais uns porreiros!

No dia seguinte segui para a Covilhã...

obs: de refereir que, em Alpedrinha, a senhora que me serviu no cafézinho catita, colocou um bombeiro a par da minha tentativa de pernoita nos B.V. do Fundão enquanto este fazia um serviço de entrega de doente ao domícilio. Esse rapaz contou-me tal curiosidade visto termos ficado a dormir na mesma camarata!

obs1: Alpedrinha é constituída por uma população muito envelhecida, especialmente em tempo de férias e de verão, quando este fenómeno toma contornos preocupantes. As pessoas são de uma simpatia extrema e muito acolhedoras...estão sempre dispostas a ajudar e a ter dois dedos de prosa...

obs2: Visitem Alpedrinha...

Sem comentários: