sábado, 17 de janeiro de 2009

POR...PORTUGAL

MAPA DE PORTUGAL!?

Há dois meses que ando com o Mapa de Portugal na mão a analisar quais as estradas a percorrer por este país fora...


Neste emaranhado de estradas, serpenteantes, que preenchem Portugal decidi que iria usar de forma preferencial as EN's (Estradas Nacionais)! O que acham?

Encontro-me a cada dia que passa mais ansioso por partir e cada vez mais desejoso de poder conhecer as estradas e as gentes que irei conhecer a pedalar por esse país fora.

4 comentários:

Unknown disse...

Relativamente as estradas que podes usar ou preferir. (primeiro desculpe meu portugues e que nao uso accentos, nao os tenho no teclado)Que tipo de bicla usas? As nacionais serao a preferir quando queres ir o mais depressa possivel, quer dizer chegar logo sem curtir muito da paisagem. tambem sao mais confortaveis, menos ingrimas nas subidas, menos curvados...outra vantagem e, que muitas vezes ha uma faixa larga de berma onde, alem das vidracas e muito bom pedalar.Mas tens de ter em conta que passam la tb muitos mais camioetas...Quando desci da espanha a Lisboa no ano passado fui com preferencia nas regionais. Nas regioes mais turisticas ate que tem ciclovias (por exemplo entre porto e aveiro na costa). em alguns mapas de escala 1:200.000 tem marcados percursos pitorescos, recomendavel quando o caminho e o objectivo! vai experimentando os varios tipos e fica naquele que gostas mais no fim...

Sacramento disse...

As nacionais são as mais perigosas, contudo pode também baler pela assistência técnica que possas usufruir e pontos de interesse para descanso.
Contudo, acho mais importante a altimetria.
Acho que há programas que te permitem vê-lo, e acho que o previlégio deve ser por percursos com menos inclinações pois isso pode valer até um esforço de uns bons quilómetros em subida (ainda que possam ser menos).
6 horas em estrada a direito ou 5 a direito e uma a subir, trará ao fim de aluns dias, algum cansaço incluído.
Ainda mais importante! A alimentação... Tem de ser a tua prioridade. Espero que conheças bem o regime alimentar em esforços prolongados e que saibas quais os "ingredientes explosivos" que podes usar em caso de urgência. abraço

Aubigné disse...

Boa noite Sacramento,

Antes demais um grande abraço.

Agradeço a tua presença e as tuas dicas...vai aparecendo.

Em breve darei a conhecer qual a "princesa" que me vai acompanhar.

TMA

Aproveito para agradecer tb as dicas do Francis.

Troca Letras disse...

A minha ultima viagem foi Sintra Sagres depois Lagos.
Eu levei um GPS e fiz um track se o quiseres posso enviar-lo por email
esse track tem os parques de campismo sinalizados o que é bom para que vai com tenda como eu costumo fazer .