quarta-feira, 3 de junho de 2009

PEDALAR COMO É?

Para os que chegaram atrasados convém referir e esclarecer que optei por fazer um interregno na minha carreira e pus-me a pedalar, sem nunca antes o ter feito por mais de 15min. seguidos, com isto, associado ao projecto "Pedalar Para Além: Portugal Profundo e o Mundo", acabei por fazer um género de oito por Portugal Continental, de bicicleta e pedalar 2.346,02km em 54 dias.

E uma, das muitas, conclusões a que cheguei é que pedalar é como a vida.

A vida tem altos e baixos, dispersos no tempo e que conseguimos analisar com o passar do tempo ou quando já nos encontramos a uma distância considerável do ocorrido. (se fosse psicólogo atrevia-me a dizer que nos momentos maus é preciso sabermos puxar-nos para cima e nos momentos bons é preciso moderar um pouco, ou aproveitá-los ao máximo!).

Pedalar tem altos e baixos e, curiosamente, nos momentos altos é quando estamos a descer, a moderar com o travão, ou simplesmente a deixar-nos desfrutar e nos momentos baixos é quando estamos a subir. Com uma diferença, em relação à vida e, em meu entender, muito grande, é que a pedalar o desafio, a ocorrência é vivida no momento.

Pedalar é uma sensação de liberdade, de ligação com a terra, com a natureza, sem janelas que nos separem do mundo - é espectacular, mesmo que fisicamente exigente.

Sem comentários: