quinta-feira, 23 de abril de 2009

VILA NOVA DE FOZ CÔA


Eu, o Pelourinho, o Estátua de D. Dinis e o Paço
do Concelho de Vila Nova de Foz Côa

D. Dinis - junto ao Paço do Concelho
Vila Nova de Foz Côa

Pelourinho e centro histórico - Vila Nova de Foz Côa

Igreja Matriz - Vila Nova de Foz Côa...lindíssima

Quem é aquele? Igreja Matriz Vila Nova de Foz Côa

Vistas e paisagens caracterizam esta zona entre a
Beira Alta e Trás os Montes, aliás as Beiras e Trás
os Montes


Saí, um pouco tarde, como aliás de costume, o sol já fervia...como havia dito, após apanhar aquela subida de Freches a Trancoso estafei e amedrontei, enfim, não quero apanhar outra igual, mas isso é algo que parece impossível, dado o local onde me vim pôr.

Pus-me a caminho e andei, apenas, 26,15km, entre Mêda e Vila Nova de Foz Côa...quis fazer esta parte de forma faseada devido ao calor e condição das estradas, não porque sejam más, mas porque as curvas e os declives são acentuados, logo...devagarinho se vai ao longe...

Cheguei a Foz Côa a pensar: Vou já hoje para Vila Flor e depois é sempre a andar até Mirandela...qual quê! O calor está-me a pôr lento, mas lento, o medo das subidas e o medo de desmotivar...parei em Foz Côa e, por cá vou descansar...amanhã Vila Flor.

O pessoal aqui é muito porreiro, visitem esta pequena cidade...vale a pena...

obs: Ao que julgo saber tenho uma subida pela frente que até já dói só de ouvir contar.

...a recepção em Vila nova de Foz Côa não podia ter sido melhor, gente muito simpática - estava a lanchar sentado numas escadinhas junto à estrada e abeirou-se uma senhora, pôs-se a conversar comigo, entre as miúdas de outros tempos e as de hoje, os filhos (um rapaz e uma rapariga), o marido (que está doente!), entre a sexualidade dos dias que correm e as do tempo dela...tudo se conversou...eu obviamente aproveitei e debitei também as minhas informações e frustrações. Tão querida! D. Maria da Conceição...valeu a pena só por isto...

obs1: para que vejam a diferença quando abandonei a Covilhã, parei naquele cafézinho, com aquele senhor que me vira no dia anterior antes de chegar a Alpedrinha! A senhora, dona do bar, por cada palavra que eu dizia como: Eu deixei o trabalho para andar a passear de bicicleta por Portugal, já sou licenciado e pós-graduado, etc. - a senhora com ar enfadonho dizia: - Aaaaah! Fracos gostos!

Sem comentários: