quarta-feira, 1 de abril de 2009

OS ALFORGES...

Considero uma não, muito boa, ideia fazer publicidade aos alforges, mas julgo que dizendo Ortl..be seja suficiente para que bom entendedor perceba qual a marca em causa...

Posto isto, comigo levo:
  • Dois alforges traseiros Ortl..be - 20 Litros cada, perfazendo um total de 40 Litros atrás;
  • Dois alforges dianteiros Ortl..be - 15 Litros cada, perfazendo um total de 30 Litros à frente;
  • Bolsa frontal Ortl..be - 7 Litros.
O total de espaço de armazenamento é de 77 Litros. Espaço mais que suficiente, diria até demais.

Há pergunta: Levam (os alforges) muitas coisa lá dentro? - Aparentemente não, mas 77 Litros é muito! Acreditem. A tenda e a esteira vão em cima da bagageira e para elas levo uma capa à prova de água, caso chova!

Só a título de exemplo, na volta que dei pela Europa Ocidental, com uma mochila de 65 Litros quase cheia, acreditem, se soubesse na altura o que sei hoje, não teria levado metade do material que levei...por isso com todos estes alforges tenho receio é que tenha espaço a mais. E quanto menos levarem, melhor!

Quanto a valores: acho de pouco tacto dizê-lo num espaço como este, mas estes, em concreto e novos, poderão atingir valores superiores aos 300,00€.

Nota: estes 4 alforges e respectiva bolsa, são completamente à prova de água. Diz a marca que mesmo imergindo em água, são 99% à prova de água, só não assumem os 100% para não terem problemas. São os alforges mais utilizados em Bike Touring desde há anos...mas, sou sincero, não os únicos.

obs: Existem soluções muito mais baratas e muito boas, depende da utilização que lhes pretendem dar e que tipo de percurso pensam fazer. Eu optei por fazer este investimento inicial, tendo em vista que, se esta volta por Portugal, correr bem, farei o mesmo pelo mundo, durante vários anos.


Obs1: A resposta a um comentário em formato post surge por entender muito pertinente a questão sobre os alforges, esclarecendo assim o tipo de alforges que levo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigado pela excelente resposta!
Realmente para uma volta a Portugal é bastante... Para uma volta ao mundo é capaz de ser pouco, mas não por causa do que levas, mas as recordações........... O espaço deve ser sempre pouco.

Um pequeno conselho já agora: faz mais de 30 Km com algum peso um dia destes para teres um gosto da prova que vais passar.
Se quiseres ainda melhor, no dia seguinte faz exactamente o mesmo, se não te doer nada está bom pa começares.

Boa volta por Portugal!! (pa começar;))

Ricardo Torres

alex disse...

Oi,
acredito que esses alforges sejam bastante bons..
Mas tenho tido sempre como referencia estes da vaude:

http://public.fotki.com/AParis/diversos-1/lisboa-granada/dsc1102.html

Que nunca entrou agua e os dois me ficaram por cerca de 100euros.. Nao sei qts litros levam na capacidade maxima mas arrisco me a apontar para os 60 litros. Abraco e boas pedaladas na volta a portugal..

Troca Letras disse...

Na minha ultima viagem de eu conheci uma norueguês que tinha uns desse que são muito bons
os meus são estes
http://www.decathlon.pt/PT/passeios-3x20-l-6912886/#

e estou muito satisfeito com eles