sexta-feira, 17 de abril de 2009

NOVIDADES...HÁ POIS...E...É FUNDÃO

De Castelo Branco ao Fundão são 46,92km...é o que marca o meu conta quilómetros.

A estrada entre Castelo Branco e o Fundão faz-se bem...está em bom estado e Alpedrinha é uma Vila por onde todos devíamos passar...boa gente, portugueses e portuguesas que fazem dos campos terrenos de cultivo, pastagens para vacas e cabras - especialmente, destas últimas, provem os bons queijos e das primeiras as boas cerejas!

É uma terra com uma população envelhecida, à semelhança de todas as outras, ainda assim, por ter um externato que lecciona desde os 9º aos 12º anos de escolaridade, por estas alturas, altura de aulas, tem alguma vida e malta jovem. É bom ver gente jovem e gente mais velhinha em conjunto...

Querem uma opinião minha? Mesmo que não queiram eu dou: - Subir a Serra da Gardunha não custa assim tanto como dizem, já apanhei pedaços de serra muito mais complicados.

Tenho, no entanto, de admitir que, desde Alpedrinha até ao topo da Serra, são uns quantos quilómetros, cerca de 5km a subir, sempre a subir, com pouca curva-contra-curva (mas algumas!)...mas não é nada do outro mundo. O que tem de bom é que depois de se subir passa a ser sempre a descer e neste caso são 6km a descer até ao fundão!

Pior que a subida e a serra foram as condições climatéricas, queiram saber que, choveu uma "carga de água" 10km depois de ter saído de Castelo Branco - parei em Alcains, fiquei retido cerca de uma hora numa estação de serviço da EN em que pedalava! Depois houve uma aberta que me permitiu pedalar uns metros, depois chuvada até à Lardosa (...engendrei uma solução anti-chuva ultra-louca que me fez quase não ficar molhado... mas fez-me transpirar sem explicação!

Chegado a Alpedrinha houve uma coisa que mudou - o frio. Sinceramente, não esperava, esqueci-me que a Serra da Estrela tem neve e que era logo do lado de lá da Serra da Gardunha. De alpedrinha até ao Fundão a chuva torrencial e o frio congelante, ou mais congelante, acompanharam-me.

Enfim, vale a pena e ainda bem que optei pela bicicleta porque pude reter os cheiros da serra e ver as cores que de outra forma não veria!

E a vista...esplêndida! - a Serra da Estrela é já ali, para mim uma novidade, nunca cá tinha vindo, nem nunca a tinha visto até hoje, confesso.

obs: fotos não tirei, quase, porque a chuva não permitiu...mas posso garantir-vos que é lindo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Era o que eu esperava dum aventureiro, seguir em frente mesmo que com cautelas redobradas, essa zona é linda desfruta em segurança, força.

INCUMUDADU

Aubigné disse...

INCUMUDADU,

Deixa-me só esclarecer, pode ser um equívoco, mas não sou um aventureiro, apenas ando a pedalar por Portugal.

Isso não faz de mim aventureiro...

Tiago Maria d'Aubigné

João G. disse...

Olá Tiago, ainda bem que decidiste continuar a pedalar apesar deste tempo! Olha conheço muito bem toda essa zona por onde andas agora e é de facto verdade é uma zona muito bonita viajo prai desde pequeno visto os meus pais serem de duas pequenas aldeias nas margens do Zêzere! é uma zona lindíssima e a comida...
Bem , aproveita estás na Beira Baixa!! Boas pedaladas
Abraço