segunda-feira, 13 de abril de 2009

NISA NO DIA DE FERIADO DO ALTO ALENTEJO

Descansei em Nisa...por isso, hoje, não pedalei...

O tempo também mudou, o céu limpo e azul deu lugar a um céu nublado e cinzento, no final do dia começou a chover.

A gentes de Nisa são excelentes, simpáticas, afáveis, receptivas, boas conversadoras, com um sotaque típico do Alto Alentejo - algo que os caracteriza. É uma terra simpática, em que um dia de chuva é um dia diferente, dada a seca que por cá se vive.

Hoje, por cá e por todas as Vilas e cidades do Alentejo, festejou-se o Santo da terra - em Nisa - Nossa Senhora da Graça. Toda a população desloca-se, com o "farnel," no sentido de realizar um pic-nic, num descampado no alto da cidade - a uma distância de 4km do centro - acabam por passar lá o dia.

O programa do dia para quem dele participa: desde a Missa em honra da Santa, logo pela manhã, a conversa, o bom vinho e muita "mini", as bifanas, enfim diversão à grande, convivendo umas com as outras e com os familiares que vêm de fora ou da grande cidade. A Vila, essa está praticamente fechada e deixada a poucos turistas que, por cá, passam - como eu!

Ainda assim, não deixa de ser uma povoação envelhecida, vêem-se poucos jovens, de acordo com locais, a escola que outrora teve 1600 alunos, actualmente concentra apenas 400 alunos e vindo de todas as terras circundantes que compõem o Concelho, com os da cidade seria uma escola morta!

A população é a Alentejana, aquela que está de bem com tudo e com todos...passem por Nisa.

Deixo-vos algumas fotos da Vila!

1 comentário:

Troca Letras disse...

Nisa é Lindo.
Espero bem que a chuva não te traga problemas