sexta-feira, 24 de abril de 2009

MIRANDELA A VALPAÇOS - A PIOR NOITE


Poucas são as fotos de Mirandela, eis as três pontes
sobre o Rio Tua - Mirandela


...de novo as pontes sobre o Rio Tua...
As fotos escassas foram tiradas às 8h
a caminho de Valpaços...frio...



A pior noite de sempre...antes de começar a panóplia de informação que tenho para vos passar, sobre a noite de hoje, deixem-me dizer-vos:

Optei por acampar no Parque de Campismo de Mirandela com o objectivo de me ambientar, enfim, para começar a adaptar-me à ideia e possibilidade de vir a dormir num local qualquer fora da estrada! Mas...correu mal...

Eis a panóplia de informação: (um dia de calor muito intenso! Dia de verão!)

Com a ideia de apostar no preço mais em conta, comprei um saco de cama, cujo o limite de conforto são os 10º C, a tenda foi uma das mais baratas. (Conselho: não façam o mesmo!Comprei coisas de boa qualidade, não olhem para o preço).

Enfim, cheguei à tenda às 23h horas, depois de ter jantado e de ter actualizado parte da viagem para Mirandela no blog. Chegado lá, já as "paredes" da tenda faziam denotar a sua fragilidade: completamente molhadas por dentro, o frio, esse é normal!

Eram 3h13 da manhã já o meu saco de cama tinha ultrapassado, em muito, o seu limite de conforto, dentro da tenda chovia e o gelo era mais que muito...tinha um lençol - tirei o saco de cama coloquei-o entre o saco de cama e o corpo, mais uns minutos e estava, de novo, gelado...o que fiz foi ir deslocar-me até à casa-de-banho e lá fiquei a dormir...porquê? Porque era o único local com paredes de cimento, logo mais quente que a tenda...

Enfim, hoje, não por me ter comprometido comigo, mas eram 7h da manhã e já estava a pé, pronto a partir em direcção a Valpaços...um frio de rachar, desmontei a tenda (pondero a possibilidade de a mandar fora, bem como o saco de cama e fazer um novo investimento em algo de muita qualidade! Logo num saco de cama com o limite de conforto de -5º C)...

O dia, foi, por isso, muito chato...algumas dores musculares provocadas pela má noite de sono, um estado de espírito diferente, desanimado e, apesar da vontade de chegar a Chaves...ao parar por Valpaços - tudo isto fez com quie eu, infelizmente, não tenha conseguido chegar a Chaves e andar, só, 28,16km, quando queria, hoje ter atingido a última fase da 2ª etapa...

Começo a sentir-me adoentado, fortemente adoentado, fruto desta decisão estúpida, da negligência associada à vontade de gastar pouco dinheiro no material de viagem!

Ao chegar a Valpaços dirigi-me aos Bombeiros, estes deixaram-me descansar, ainda bem, mas não acordei mais com vontade de seguir, pelo contrário estou desanimadíssimo...foi chato como tudo esta noite/dia.

Assim sendo, pernoitarei pelos Bombeiros de Valpaços - apesar das indicações de pioria do tempo - o vento e as nuvens no céu são um indicador - bem como o alerta de neve para as terras altas - fazem-me não ter vontade de seguir...tudo junto, confesso-vos está a afectar-me!

Amanhã, logo verei se seguirei para Chaves, ou não!

obs: em parte é assim que se aprende, com alguma ingenuidade da minha parte, não voltarei a fazer o mesmo...em frente...

6 comentários:

VagaMundos disse...

Uma tenda Quechua é indubitávelmente melhor. E deves escolher a mesma em função dos objectivos a que te propões. Contudo uma tenda Berg apropriada para o frio teria dado conta do recado. Já se sabe que o conforto de acampar não é "irmão" do de se dormir entre quatro paredes. Mas aventura é mesmo assim... na dureza.

Rogério Ribeiro disse...

Tens estado bem, tens suportado/superado alguns problemas para os quais provávelmente não estavas devidamente preparado. Força.

Bjo. Tio Rogério

João G. disse...

Então k conversa é essa de desistir?
Este é o teu sonho! Estas em Portugal na tua terra no teu país! Tudo isto é a preparação, a aprendizagem para o k te espera lá fora, não é isso k queres fazer? Portugal e o Mundo!
Não desistas de nada disto pois de certo esperam-te momentos fantásticos e k vais querer recordar para sempre! A cada dificuldade que superas tornas-te mais forte e capaz para enfrentar a próxima. Vão haver muitas noites e situações assim nas tuas viagens mas como toda a gente k vem aqui diz: faz parte, tudo isto faz parte da tua aventura e se não fores pra frente o mais certo é um dia arrependeres-te e achares k foste "um grande menino" (cobarde é muito forte) em desistir e nessa altura já não terás possibilidade de voltar atrás e recomeçar!
Vamos lá determinação! Não nos desiludas e sobretudo não te desiludas a ti próprio!

Ps: se estas a ficar doente pára por uns dias, 2 ou 3, e recompõe-te, não há motivo pra não o fazeres então em PT...

Ribeiro7 disse...

Pois é, bébé,... andavas a fugir com o cu à seringa!!! Salvo a ironia, acho que andaste a cometer um grande erro durante a tua viagem, sempre a refugiar-te nos bombeiros (que pelo que dizes, todos são muito receptivos a ajudar aventureiros, o que é fantástico) sempre a evitar uma ou outra noite a dormir "sobre o luar". Esse dia/noite haveria de chegar, e ja deverias ter alguma preparação. Mas como tu dizes, aprende-se com os erros, espero que esta noite terrrrrrrrrrrível não seja uma barreira a futuras noites ao relento.
Vais ver que depois de te habituares, é uma sensação muito boa, acredita!
Agora é continuares, e mentalizares-te que há sempre algo pior para acontecer, e preparado para isso ultrapassas tudo.

Continua......

Aquele abraço!!

Nuno R.

Troca Letras disse...

Isso de comprar coisas baratas.
Vou-te dar uma dica - a decathlon tem material que não é muito caro e é muito bom.
O meu saco de cama tem já colchão incluído e custa neste momento 33,95 €, fica aqui o link
http://www.decathlon.pt/PT/sleepin-bed-34517197/

relação a tenda a que eu uso não é muito barata, mas é de 3 pessoas, isso quer dizer que podes dormir com a bicicleta lá dentro, que tem espaço - neste momento custa 130,00 €, e fica aqui o link
http://www.decathlon.pt/PT/t3-ultralight-pro-6852904/

Anónimo disse...

Alô

As nossas tendas foram as mais baratas, e o saco cama praí 15 euros. Nao se deitam coisa fora numa viagem que se quer barata, arranjam-se! Está frio dorme vestido - já o fiz tantas vezes, com casaco e tudo! Chove na tenda? Compra um plastica e protege - não deve chover muito mais nos próximos meses. Não é o dinheiro que poupas, é o espirito que ganhas. Quando não há mais nada para fazer - e viajar é ter a benção de "não ter nada para fazer" resolver estes assuntos tem muita piada!
Abc
Carlos Carneiro