quinta-feira, 16 de abril de 2009

CASTELO BRANCO

Sai de Vila Velha de Ródão. Subi, subi, subi...

Apanhei uma molha e frio que não vos passa pela cabeça e, tenho de vos dizer, por muito que hajam descidas, desde que saí de Nisa tenho vindo sempre a subir.

A vista numa palavra: - Serras!

29,43km depois estava em Castelo Branco, uma cidade engraçada, com mais vida que todas as outras do interior português. Ainda assim, em conversa com locais, não deixa de ser uma cidade envelhecida e em momento de férias escolares - vazia!

É uma cidade bem organizada, que não polui muito à "vista", com uma zona industrial com uma dimensão significativa e fora do perímetro central da cidade - é razão para, de alguma forma, atrair população do litoral para o interior. Penso...

A A23 dá-lhe os acessos às principais capitais de distrito ou mesmo à Capital do país - Lisboa.

A alimentação é, à semelhança do que acontece por Portugal inteiro, muito boa, mas cara...

Uma terra fria no inverno, dada a proximidade da Serra da Estrela e muito quente no verão, por isso, muito fustigada por fogos florestais.

Se puderem por cá passar a cidade tem óptimas condições para vos acolher...

Mais uma vez tenho de deixar o meu agradecimento aos Bombeiros Voluntário de Castelo Branco, à sua hospitalidade e receptividade a um tipo de bicicleta, todo molhado e a cheirar...uiiiii! Por cá estou a pernoitar!

obs: sou sincero que, apesar do périplo que estou a fazer de Bici, ponderei ontem, fazer um trecho de comboio até à Covilhã ou à Guarda.

obs1: obrigado a todos aqueles que me têm dado apoio para seguir e a quem não tenho respondido aos comentários. Obrigado!

2 comentários:

Troca Letras disse...

Essa zona é muito complicada para as pernas de um ciclo turista, mas se fores com calma fazes na boa.
O comboio é uma boa alternativa, é rápido e não cansativo, e também dá para ver a paisagem.
Não sei qual é o teu objectivo, até onde queres ire e o tempo que tens para viajar. A decisão só tu a podes tomar.

Anónimo disse...

Sim essa zona é complicada para as pernas... mas o objectivo nao é fazer tudo de bici? nao vale fazer batota... ;) ia perder todo o sentido da viagem... e quem sonha dar a volta ao mundo de bicicleta vai apanhar subidas mil vezes piores q essas... ! forca... continua... !